Comissão Europeia faz pazes com Microsoft
Dentro de 6 meses, o windows update perguntará aos utilizadores que browser querem usar.
Num processo que se iniciou a Janeiro de 2008, depois de queixas por parte da companhia que produz o Opera (cerca de 2% de cota de mercado) em que a comissão europeia acusava a Microsoft de abuso de posição dominante nos browsers de Internet, a empresa americana aceitou várias condições impostas pelo regulador do mercado europeu para evitar pagar pesadas multas.
Estima-se que dentro de 6 meses, o windows update dê a escolher aos utilizadores que browser usar, dando a hipótese de escolher entre até 10 browsers diferentes, listados aleatóriamente. Além dos pesos pesados a lista inclui alguns ilustres desconhecidos: Internet Explorer, Opera, Chrome, Safari, Firefox, AOL, Maxthon, K-Meleon, Flock, Avant Browser, Sleipnir e Slim Browser. Também será possivel desinstalar completamente o, até agora, componente essencial do windows.
Caso a Microsoft não cumpra o acordado, a Comissão Europeia poderá aplicar uma multa, sem necessidade de qualquer procedimento jurídico extra, de até 10% dos lucros anuais da Microsoft na Europa.
via Toms Hardware e Público